As pessoas em situação de rua, acolhidos no Abrigo Bela Vista, curtiram uma tarde com muita música, dança e comidas típicas de festas julinas. O arraiá aconteceu na sexta-feira (19), nas dependências do abrigo. Promovido pela coordenação da instituição, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento teve o objetivo de socializar e integrar os abrigados, ofertando uma tarde de muita alegria e descontração.
Segundo a assistente social do abrigo, Raquele Gomes, além de fazer com que os moradores em situação de rua se sintam parte de um grupo social, o arraial é uma forma de mostrar e fazer uma integração entre eles. “Todo o trabalho social desenvolvido é movido na busca da independência e autonomia do usuário. Nós encaminhamos para vagas de emprego, cursos profissionalizantes, vagas na Educação de Jovens e Adultos, entre outros”, disse.
O trabalho de inserção dos moradores na sociedade é muito grande. No abrigo eles têm apoio para retirar documento de identidade, buscar por emprego e até mesmo acesso a médicos e cursos. “Cada coisa que conseguimos, mesmo que pareça pequena, é uma grande vitória. O objetivo é que eles recuperem seus projetos de vida, possam trabalhar e, posteriormente, ampliar a cidadania e recuperar seus vínculos familiares”, destaca a psicóloga, Graciane Oliveira.
O usuário André Luiz, vive hoje no abrigo com sua família. “Me sinto muito bem aqui, pois tenho várias oportunidades de crescimento. Vou voltar a estudar por causa do incentivo das pessoas daqui. Não é todo abrigo que possui esta estrutura. Aqui tenho segurança para mim e minha família”, declarou.